O ensino superior em tempos de pandemia: a perspetiva dos estudantes da Universidade da Madeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.800

Palavras-chave:

Ensino Superior, pandemia Covid-19, ensino remoto

Resumo

Neste texto, apresentam-se os dados preliminares de uma investigação sobre o impacto do Ensino Remoto durante a pandemia. Com o objetivo de compreender as dificuldades dos estudantes e determinar quais desafios lhes trouxeram a suspensão de toda a atividade letiva presencial, o presente estudo parte dos dados resultantes de um inquérito por questionário, aplicado em parceria com a Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) e o seu Observatório da Vida Estudantil. A análise dos dados permite ensaiar um retrato dos principais desafios, dificuldades e dilemas experienciados pelos estudantes, destacando-se a preocupação com a conclusão do curso, a entrada no mercado de trabalho e, simultaneamente, os efeitos do confinamento no bem-estar e saúde mental.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andreia Micaela Nascimento, Instituto de Ciências Sociais

Socióloga e Diretora do Departamento de Cultura da Associação Académica da Universidade de Madeira (AM). Licenciada em Sociologia pela Universidade Autónoma de Lisboa, licenciada em Comunicação, Cultura e Organizações, Mestre em Gestão Cultural pela Universidade da Madeira, com a dissertação Quando a identidade os (des)une - A projecção social e cultural do Marítimo, Nacional e União na Madeira entre 1910-1926, 1945-1955 e 1974-1987/88, é doutoranda em Sociologia no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É investigadora não doutorada integrada do Instituto de Ciências Sociais e membro do grupo de investigação LIFE: Percursos de Vida, Desigualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas. Os seus interesses de pesquisa situam-se nas áreas da Educação e da Juventude. É coautora do Research Brief Os Caloiros da Universidade da Madeira: Retratos e Alguns Desafios, publicado pelo Observatório Permanente da Juventude (2018) e das obras Nacional, 1910-2010: Álbum do Centenário (2010) e Max, o Genial e Irrequieto Artista (2014). É co-coordenadora da obra ensaística 31 Desafios para o Ensino Superior (2019) e tem sido preletora em conferências e congressos nacionais e internacionais. Tem integrado projetos de investigação diversos e tem participado ativamente nas publicações da Imprensa Académica, chancela editorial da AM, integrando a equipa de revisão editorial de textos.

Referências

BRYMAN, A. Social Research Methods. 4. ed. Oxford: University Press, 2012.

JANESICK, V. J. Stretching: exercises for qualitative researchers. California: Sage Publications, 2015.

NASCIMENTO, A. M. Da pré à pós pandemia: Desafios e dilemas da investigação. Lisboa: Life Research Group Blog, 4 de nov. 2020. Disponível em: https://liferesearchgroup.wordpress.com/2020/11/04. Acesso em: 4 dez. 2021.

NASCIMENTO, A. M.; VIEIRA, M. M. Research Brief 2018: Os caloiros da Universidade da Madeira: retratos e alguns desafios. Lisboa: Observatório Permanente da Juventude/Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 2018.

ROSA, L. V. Sebenta da cadeira de Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica do 3.º ano da Licenciatura em Sociologia. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa, [s. d.].

TAYLOR, Z. W. Web accessibility: Not just for tech experts anymore. Disability Compliance for Higher Education, v. 23, n. 9, p. 1-16, 2018.

THOMAS DOTTA, L.; LOPES, A.; LEITE, C. O movimento do acesso ao ensino superior em Portugal de 1960 a 2017: Uma análise ecológica. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 27, n. 146, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.27.4195. Acesso em: 4 dez. 2021.

VIEIRA, M. M.; ALMEIDA, A. N.; ALVES, N. Ponto de chegada ou (novo) ponto de partida? Entrada na Universidade, experiência estudantil e dilemas da individuação. In: ALMEIDA, A. N. (coord.). Sucesso, Insucesso e Abandono na Universidade de Lisboa: Cenários e Percursos. Lisboa: Educa, 2013.

ZHOU, L. et al. ‘School’s out, but class ’on’. The largest online education in the world today: taking China’s practical exploration during the Covid-19 epidemic prevention and control as an exemple. Best Evidence of Chinese Education, v. 4, n. 2, p. 501-519, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Nascimento, A. M. (2021). O ensino superior em tempos de pandemia: a perspetiva dos estudantes da Universidade da Madeira. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(2), 1–7. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.800

Edição

Seção

Dossiê A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.