CONFIGURAÇÕES DA EAD EM PROJETOS PEDAGÓGICOS: TUTORIA, MATERIAIS DIDÁTICOS E AVALIAÇÃO

Autores/as

  • Sarah Mendonça de Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Iara Vieira Guimarães Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.68

Palabras clave:

Educação a distância, Pedagogia a distância

Resumen

Este trabalho apresenta os resultados de uma análise de projetos pedagógicos de Cursos de Pedagogia a distância de Instituições Públicas de Ensino Superior das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país, com o objetivo de compreender as configurações da EaD nestes projetos. Visando caracterizar os projetos, utilizamos documentos relacionados à avaliação de projetos pedagógicos e os Referenciais de Qualidade para Educação Superior a distância. Considerando as especificidades da EaD, verificamos a necessidade de compreendermos a organização destes documentos, considerando as especificidades da modalidade. Dentre os apontamentos realizados, destacamos que aspectos importantes da realidade da educação a distância ainda não foram devidamente detalhados nos projetos pedagógicos dos cursos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Sarah Mendonça de Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Pós-graduada em Supervisão Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente ocupa o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Uberlândia e atua como assessora da Diretoria de Educação a Distância. Tem experiência na área de educação com ênfase em Tecnologias Educacionais, Educação a distância e Supervisão Escolar.

Iara Vieira Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa Saberes e Praticas Educativas - FACED/UFU). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). É membro do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia. Possui experiência nas áreas de Educação e Geografia, com ênfase em ensino e aprendizagem de Geografia, metodologias e práticas pedagógicas e formação de professores.

Citas

ANDRÉ, M.E.D.A. A abordagem qualitativa de pesquisa. In: Etnografia da prática escolar. Campinas, SP, 1995.

BRASIL. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Diretoria de Avaliação da Educação Superior – Daes. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes. Brasília, maio de 2012.

BRASIL. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2007. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf> Acesso em: 30 junho 2011.

BRASIL. Decreto n° 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm> Acesso em: 30 junho 2011.

RODRIGUES, C. A. C. Processos de implantação de Educação a Distância. In: ARRUDA, E. P. (org.). Educação a Distância no Brasil: a Pedagogia em foco. Uberlândia: EDUFU, 2012.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D. ; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. In: Revista Brasileira de História e Ciências Sociais. Ano I – Número I – Julho de 2009.

Publicado

2016-09-07

Cómo citar

Araújo, S. M. de, & Guimarães, I. V. (2016). CONFIGURAÇÕES DA EAD EM PROJETOS PEDAGÓGICOS: TUTORIA, MATERIAIS DIDÁTICOS E AVALIAÇÃO. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 3(1), 135–142. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.68

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.