FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EAD: REFLEXÕES E PROPOSTA

Autores

  • Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Maria Simone Martins Hornes Batista Universidade Federal do Rio Grande-FURG
  • Sabrina Amaral Pereira Universidade Federal do Rio Grande-FURG
  • Débora Pereira Laurino Universidade Federal do Rio Grande-FURG

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.39

Palavras-chave:

Educação a distância, Docência, Formação

Resumo

Ao se pensar sobre os processos educativos, epistemológicos e de mediação da Educação a Distância (EaD), podem surgir questionamentos como: Quem atua como docente na EaD? Quais suas experiências nesta modalidade? Que conhecimentos são necessários para atuação docente na EaD? Tais questionamentos orientam este artigo que, em um primeiro momento, tece reflexões acerca da docência universitária, da formação do docente universitário e das suas experiências com a modalidade a distância para então chegar a uma proposta de formação docente para atuar na EaD pautada em aspectos afetivos, da linguagem, tecnológicos e pedagógicos. A partir da discussão e caracterização destes aspectos interdependentes e imbricados na ação e na formação docente para atuar na EaD, compreende-se a EaD não apenas como modalidade educacional, mas também como campo epistemológico no qual agregam-se, fundem-se e produzem-se teorias e conhecimentos sobre relações do ensinar e do aprender.

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Biografia do Autor

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Bolsista CAPES. Oceanóloga e Mestre em Educação Ambiental, ambos pela FURG. Graduanda de Pedagogia, Universidade Norte do Paraná. Tutora do Núcleo de Formação Integrada da Secretaria de Educação a Distância - SEaD/FURG.Docente das Especializações em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e em Educação Ambiental, Universidade Aberta do Brasil/FURG.

Maria Simone Martins Hornes Batista, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Mestre em Engenharia Oceânica, licenciada em Matemática e com graduação em Engenharia Civil, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tutora no Núcleo de Formação Integrada da Secretaria de Educação a Distância – SEaD/FURG.

Sabrina Amaral Pereira, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Mestre em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais, com graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Técnica de Laboratório pelo Instituto de Ciências Biológicas/FURG e Tutora no Núcleo de Formação Integrada da Secretaria de Educação a Distância – SEaD/FURG.

Débora Pereira Laurino, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Mestre em Ciências da Computação (UFRGS). Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande – FURG: Instituto de Estatística,Matemática e Física; Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – CNPq.

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Publicado

2015-10-09

Como Citar

de Oliveira Salgueiro de Moura, A. C., Martins Hornes Batista, M. S., Amaral Pereira, S., & Pereira Laurino, D. (2015). FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EAD: REFLEXÕES E PROPOSTA. EmRede - Revista De Educação a Distância, 2(1), 155–167. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.39

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