AMBIENTES HÍBRIDOS DE APRENDIZAGEM: entre a educação presencial e a educação a distância

Authors

  • Armando Paulo da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio
  • Rosemeiry de Castro Prado Faculdade de Tecnologia do estado de São Paulo - Fatec Ourinhos
  • Elaine Pasqualini Faculdade de Tecnologia do estado de São Paulo - Fatec Ourinhos

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.477

Keywords:

Tecnologias. Educação. Modalidade. Ensino.

Abstract

O intuito desta pesquisa é confrontar os resultados de uma pesquisa inédita sobre Ensino a Distância (EaD) realizada em 2012 e a situação atual desta modalidade. A metodologia utilizada nos dois momentos da pesquisa foi de natureza qualitativa e cunho interpretativo, tendo como instrumento de coleta de dado um questionário com perguntas abertas e fechadas, sendo utilizada a representação gráfica para facilitar as análises. No confronto dos dois momentos desta pesquisa encontra-se as preocupações, as dúvidas e a aceitação da modalidade de ensino que mistura o presencial e o virtual e ao ser confrontada com as tendências atuais, dá indícios de que existe um movimento que caminha ao encontro da superação de preconceitos e de desconhecimentos a respeito do ensino EaD e de suas vertentes. Contudo, trata-se de uma mudança de mentalidade a longo prazo, pois sua evolução atende as necessidades da sociedade.

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Author Biographies

Armando Paulo da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio

Possui graduação em Ciências 1º Grau - Habilitação em Matemática pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa (2005) e Doutorado em Educação para a Ciência na Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus de Bauru (2017). Atualmente é professor do Departamento Acadêmico da Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Cálculo Diferencial e Integral, atuando principalmente nos seguintes temas: EaD, Ensino Híbrido, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Recursos Computacionais no Ensino de Matemática.

Rosemeiry de Castro Prado, Faculdade de Tecnologia do estado de São Paulo - Fatec Ourinhos

Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp Bauru(1989), Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (1992). Habilitações em Orientação Educacional (1992), Administração Escolar (1992) e Supervisão Escolar (1993) pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho. Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC (2003). Doutora em Educação para a Ciência - Unesp/Bauru (2018). Professora de Matemática do Ensino Médio da Organização Aparecido Pimental de Educação e Cultura, desde 1995 (Sistema Anglo de Ensino) e de Cálculo Diferencial e Integral da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec Ourinhos), desde 2008. Atuou como mediador online do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Elaine Pasqualini, Faculdade de Tecnologia do estado de São Paulo - Fatec Ourinhos

Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade de Bauru (1988), mestrado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Atualmente é professora titular nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Segurança da Informação da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente em engenharia de software, software educativo, aprendizagem, ensino, sistemas de informação e gestão de cursos na área de desenvolvimento.

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Published

2019-10-22

How to Cite

Silva, A. P. da, Prado, R. de C., & Pasqualini, E. (2019). AMBIENTES HÍBRIDOS DE APRENDIZAGEM: entre a educação presencial e a educação a distância. EmRede - Distance Education Journal, 6(2), 276–287. https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.477

Issue

Section

Dossiê Ensino Híbrido ou Blended Learning

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