Editorial - Dossiê Tecnologias Digitais no Contexto da Formação de Professores: Problematizando Desafios e Possibilidades na Educação Contemporânea
Palavras-chave:
Tecnologias DigitaisResumo
Este dossiê tem como objetivo, discutir as TDIC no contexto da formação de professores a fim de problematizar desafios e possibilidades na educação contemporânea. São pesquisas, relatos e revisões bibliográficas que nos ajudam a aquilatar e dimensionar as especificidades que se impõem à docência no bojo da cultura digital. São contribuições, oriundas de experiências, territórios e instituições variadas, que se inserem nesse cenário de desafios e potencialidades, auxiliando-nos a apreender a formação docente na contemporaneidade. Acreditamos que o material compartilhado, conquanto não nos traga respostas cabais para problemas que, sendo sociais, são em demasia complexos, decerto nos ajuda a caminhar rumo a uma visão mais crítica e conscientemente orientada.
Downloads
Métricas
Referências
KENSKI, Vani Moreira. Cultura digital. In: MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 139-144.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review. Cambridge, v. 57, n. 1, p.1-21, fev. 1987.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a "reflexão" como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, maio. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n103/12.pdf. Acesso em: 23 dez. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Braian Garrito Veloso, Francine de Paulo Martins Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).